Custos de conversores digitais nos EUA

EUA podem enfrentar problemas com conversores de TV

Funcionários do governo dos Estados Unidos estão enfrentando um potencial problema em um programa criado para ajudar os telespectadores na transição para a TV digital no ano que vem.

Uma funcionária do Departamento do Comércio informou a deputados federais que mais dinheiro pode ser necessário para enviar os cupons governamentais de assistência, no valor de 40 dólares, que servirão para subsidiar a compra dos conversores de que alguns proprietários de televisores vão precisar quando a transição para a TV digital for concluída, em fevereiro de 2009.

Bernadette McGuire-Rivera, diretora associada da National Telecommunications and Information Administration (NTIA), informou em audiência diante da Câmara dos Deputados que era possível que a agência "necessitasse de mais dinheiro, basicamente para pagar pela postagem dos cupons."

"Isso parece um problema sério", disse o deputado Edward Markey, presidente do subcomitê de telecomunicações e Internet da Câmara, durante a audiência.

A NTIA é uma divisão do Departamento do Comércio que está supervisionando o programa de conversores.

O Congresso ordenou a transição para a TV digital, que será concluída em 17 de fevereiro de 2009, liberando freqüências para outros usos, como os departamentos de polícia e bombeiros. A mudança também propiciará imagem e som melhores para os telespectadores.

O processo de transição vem sendo acompanhado com atenção porque os proprietários de televisores analógicos não poderão assistir TV a menos que assinem serviços de TV digital por satélite ou cabo, substituam seu televisor por um modelo digital antes da data da transição ou adquiram um conversor.

O governo federal está subsidiando o custo de aquisição do conversor, oferecendo cupons de desconto no valor de 40 dólares aos proprietários de televisores analógicos. O programa, avaliado em 1,5 bilhão de dólares, pode subsidiar a aquisição de até 33,5 milhões de conversores.

As autoridades haviam recebido pedidos para mais de 16 milhões de cupons, até 3 de junho, disse McGuire Rivera, acrescentando que novos cupons talvez tenham de ser enviados a pessoas que deixaram expirar os cupons recebidos ou não os solicitaram.

Quarta, 11 de junho de 2008, 13h52
Reuters