Piolho : Um projeto de TV Livre

PIOLHO : UM PROJETO DE TV LIVRE

Sem fins lucrativos

Queremos envolver a todos no exercício de um direito humano fundamental: a liberdade de expressão. Acreditamos que isso só é possível se estivermos livres das exigências do lucro. A busca de grandes audiências, condição de existência das grandes empresas de comunicação que detêm o monopólio do uso das ondas, foi até hoje o obstáculo fundamental para que percebêssemos outras possibilidades de TV.
Pretendemos que as pessoas se comuniquem mais entre si através deste meio, de modo que se desmistifique o lugar que a televisão ocupa na vida das pessoas. Precisamos criar práticas de TV norteadas pela participação e pela socialização do conhecimento. No início, não seremos tão bonitos nem tão grandes, mas logo perceberemos que isto não é tão importante.

A Produção Independente de Vídeos

Contatar o maior número possível de produtores independentes é fundamental na sustentação da programação de uma TV livre. Nesse sentido, não transmitiremos somente os vídeos produzidos nas redondezas, mas estaremos contando com a participação de todo mundo.
A estrutura descentralizada de produção das mensagens audio-visuais permite o encontro de diferentes olhares: vídeo-arte, vídeo-documentário, vídeo-poema, vídeo-musical, vídeos de movimentos sociais... enfim, toda possibilidade de comunicação em vídeo.