Finalmente a interatividade está chegando, muitas novas possibilidades se abrem com a TV Digital, mas transmitir ainda é caro...

Finalmente o Forum SBTVD normalizou a única criação brasileira do sistema brasileiro(?) de TV Digital - o Ginga. O Ginga, que agora deve ser identificado em televisores que o suportam como DTVi, é o ambiente que permite que aplicações interativas sejam executadas pelo receptor de TV Digital Terrestre no Brasil, sendo que a aplicação é transmitida da emissora para o receptor, que tem a opção de executar ou não a aplicação. A LG foi a primeira empresa a começar a vender televisores que suportam interatividade, em meados em março.

É óbvio que o uso da interatividade na TV atual vai ser ridículo, se limitando a dar informações sobre o tempo, detalhes sobre os personagens da novela, ou permitir que você compre pelo controle remoto.

Mas é fato que o sistema de interatividade brasileiro tem um potencial de criação gigante, e aí que nós entramos, TVs Livres, no sentido de experimentar novas formas de fazer TV.

Com a regulamentação do canal de retorno, que pode ser via internet, por exemplo, será possível, por exemplo, a TV Piolho, transmitir uma aplicação interativa que possibilite que o telespectador (que se tornará mais que somente um espectador) enviar um vídeo, imagens, sons, textos, de volta para os que estão transmitindo, ou fazer pedidos de conteúdo, que podem ser veiculado num dos subcanais da emissora (ou num PID distindo que permite que arquivos sejam transmitidos pela emissora para um PC com um receptor de TV USB, por exemplo, como um podcast) - enfim - tudo é possível - o padrão ISDB-T Internacional é bem completo e abre uma gama enorme de possibilidades, principalmente com multiprogramação e com o Ginga, agora chamado DTVi.

Lembremos que TV Digital nada mais é do que um streaming de 16Mbps indo direto da antena da emissora para dentro do receptor (isso no full-seg, 12 segmentos) ou 400kbps, no caso do perfil de recepção móvel (1 segmento), grosso modo.

Uma pena que ainda não temos moduladores baratos ou não homologados de TV Digital - o mais barato que se pode conseguir ainda é a Dektec DTA-115, que ainda é cara: € 1.925.