Sociedade exige adiamento da escolha do padrão de TV digital no Brasil

Sociedade exige adiamento da escolha do padrão de TV digital no Brasil - TV DIGITAL [Centro de Mídia Independente]

Na quarta-feira, 8/2, a Câmara dos Deputados organizou uma Comissão Geral com o objetivo de ampliar o debate público sobre TV Digital no Brasil. O evento contou com manifestações pela interrupção da definição do Sistema Brasileiro de TV Digital, pelo amplo debate com a sociedade e a favor de uma TV e Rádio digitais que tenham compromisso com o interesse público.

Enquanto os representantes de setores que não estão ligados aos interesses privados reivindicam um processo de profundo debate sobre a definição da TV digital brasileira, o empresariado exige que o governo brasileiro escolha imediatamente o padrão a ser adotado no país. Associações das empresas de radiodifusão indicam o modelo japonês como ideal, enquanto as empresas de telecomunicações pleiteam o modelo europeu.

O Ministro das Comunicaçãoes, Hélio Costa, afirmou publicamente que o governo definiria em fevereiro o padrão de TV digital a ser adotado no Brasil. Em março, Costa deverá se afastar do cargo para concorrer ao governo de Minas Gerais. Antes disso, ele - que é dono de emissoras de rádio e TV - articula com o empresariado do setor a escolha do modelo que o país deverá adotar.