Mídia corporativa quer impor no Brasil TV digital de alta definição

Começou a ser veiculada no último dia 23 de março, nos maiores jornais do país, uma campanha publicitária da Associação das Concessionárias de Canais de TV aberta do Brasil, que reúne Bandeirantes, Cultura, Globo, Record, Rede TV!, Rede Vida, SBT, Canal 21, CNT e Rede Mulher. O "comunicado", (camuflagem da propaganda) ocupa uma página inteira de jornal e afirma que o ISDB -T (o sistema japonês de TV digital) "é o único sistema que garantirá, gratuitamente, a todos os brasileiros todos os benefícios da televisão digital".

No texto, entre outras omissões, não é informado que a "opção por um padrão" não envolve apenas uma "escolha tecnológica". A definição do sistema de TV digital está relacionada a uma série de fatores que se traduzem em vantagens e oportunidades econômicas e sociais para a população brasileira.

Hoje as redes de TV usam um espaço de 6 Mhz no espectro eletromagnético para transmitir sua programação. Com a compressão de sinal na transmissão digital, elas vão precisar de apenas 1/4 disso. O espaço que ficará disponível pode ser utilizado pelas TVs abertas para transmissões em alta definição, acesso à interatividade e possibilidade de recepção no celular e no carro. Ele também poderia ser usado para criação de novos canais, dando à sociedade ao oportunidade de participar da produção e transmissão de programas de televisão.

Os modelos existentes hoje são o Americano (ATSC), que privilegia a TV de alta definição; o Japonês (ISDB) que privilegia alta definição e transmissão para receptores em movimento; e o Europeu (DVB), que privilegia a múltipla programação.

Hélio Costa, atual ministro das Comunicações, está pautando a decisão do governo em cima da escolha de um desses padrões, ignorando totalmente as pesquisas produzidas no país que já apontaram a possibilidade de desenvolver uma tecnologia que use tanto elementos de cada um destes padrões quanto elementos desenvolvidos no Brasil.

http://www.midiaindependente.org/pt/green/2006/03/349190.shtml