Ministro quer isenção para importar TV Digital

Clipping FNDC - Ministro quer isenção para importar TV Digital - www.fndc.org.br ... CLIPPING DO DIA 30 de setembro de 2005 ... Seleção de [Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação]

O ministro das comunicações, Hélio Costa, propõe que o governo baixe a zero a taxa de importação dos equipamentos necessários para as emissoras de tv realizarem a transição do sistema analógico para o digital.

Segundo Costa, as empresas terão gastos elevados com o processo de digitalização. "O investimento global será muito alto. Cada emissora de tv terá que investir não só na operadora, como em todas as suas retransmissoras terrestres", afirmou.

A tv Digital terá como características imagem de alta definição, som digital, interatividade e a possibilidade de conectar-se a internet pela televisão.

Costa informou também que o sistema de tv Digital deve ser implementado no País até 2006 em quatro capitais. "Estamos pensando inicialmente em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte", sinalizou.

Segundo o ministro, as emissoras terão que fazer altos investimentos para adequar seus sistemas à nova tecnologia. "Cada emissora terá que investir não só na operadora, como em todas as suas retransmissoras terrestres. Por essa razão, não estamos impondo que as emissoras tenham que fazer de uma só vez. Esperamos que a digitalização comece no ano que vem nas principais capitais, depois nas cidades mais populosas e assim sucessivamente".

Hélio Costa participou na terça-feira (27/09) de uma audiência pública no Senado Federal sobre a implantação da tv Digital, na qual senadores das subcomissões de cinema, Teatro e Comunicação Social e de Ciência e Tecnologia da Comissão de Educação questionaram o ministro sobre o melhor modelo para o país.
Integrantes da Campanha CRIS Brasil (Direitos da Comunicação na sociedade da informação - Communication Rights in the Information Society) entregaram um manifesto contra as propostas do governo e solicitaram uma audiência entre a sociedade civil e o ministro para discutir o tema.

Por Sociedade Brasileira de Computação
http://br.groups.yahoo.com/group/fndc-brasil/message/688