Lula anuncia padrão de Tv Digital

No dia 29 de junho,um dia sombrio em Brasília, Lula pronunciou o decreto sobre o padrão que será adotado para transmissão de TV Digital que, nos próximos anos, será o meio privilegiado de difusão: o padrão japonês ISDB modificado de acordo com as demandas daqui.

Inúmeros interesses acerca da nova tecnologia e dos usos que serão feitos dela estão envolvidos nos processos decisórios que já começaram. A primeira decisão, quanto ao padrão de modulação, envolve, principalmente interesses econômicos quanto à produção dos equipamentos necesários para a sua implementação; as indústrias especializadas nos componentes próprios da modulação japonesa tiveram maior poder quanto às decisões do Governo Federal que foram anunciadas hoje. Quer dizer que, para não jogar fora todos os investimentos já feitos para criação de um sistema aberto brasileiro de TV Digital (SBTVD), Lula prometeu participar no melhoramento do Sistema Japonês, para que atenda às nossas demandas, privilegiando, contudo, os beneficiários do exterior, donos dos direitos sobre a produção e uso da tecnologia.

Mais uma vez, ao anunciar em tom ufanista um padrão essencialmente Japonês e, ainda, prometer esforços para melhora desse Sistema, Lula reafirma a subserviência em prol de um incerto desenvolvimento.

http://www.midiaindependente.org/pt/green/2006/07/357058.shtml